1. Não venda produtos, venda sonhos: mulheres são apaixonadas e
sonhadoras por natureza. A roupa do personagem da novela ou do filme, aquilo
que “está na moda” ou que “está todo mundo usando” devem estar na vitrine da
loja virtual que quer agradar esse público. Como descobrir isso? Ninguém
mais antenado do que os jornalistas. Vá até uma banca de jornal e dedique
algum tempo lendo as manchetes de revistas femininas e de variedades. São
elas que ditam tendências e mostram o que está em alta.
2. A Paixão: algumas categorias se destacam no gosto feminino.
Despertam verdadeira paixão. Mulheres amam sapatos e bolsas. Também compram
online artigos de beleza e saúde. Se olharem e amarem...nada vai impedi-las
de comprar. O produto em si é importante, mas boas imagens e descrições
ajudam a despertar paixão. Mostre detalhes dos produtos, uma fivela dourada
ou um pequeno laço vermelho fazem toda diferença. Explore o zoom. Publique
depoimentos de outras consumidoras apaixonadas. Descreva aromas e texturas
com sentimentos.
3. O inacessível: inclua em seu mix de produtos coisas que
normalmente não são encontradas nas lojas tradicionais, artigos importados,
grifes e novidades que não são muito fáceis de comprar. A Victoria Secrets,
que é de difícil acesso no Brasil, por exemplo. A mulher vai na loja física
e lá eles fazem um cartãozinho com as medidas dela, calcinha e soutien...
depois é só comprar pela numeração do cartão pela loja virtual. Algumas
maquiagens de grife, também são de difícil acesso no Brasil. É um desafio
que deve ser feito a quatro mãos: você e seu fornecedor. Por isso é
importante manter bom relacionamento e amizade com esses fornecedores, são
eles que vão lhe ajudar num bom mix de produtos e...na sua margem de lucros!
4. Novidades: o inconsciente coletivo feminino é diferente do
masculino, “elas” sabem o que é “new”, que quase ninguém tem, "então eu
quero ter". A Internet é o lugar perfeito para isso. Um ótimo lugar pra
tirar idéias: a banca de jornal, de novo. Navegue em sites e portais
femininos, acompanhe atentamente o que elas dizem nas redes sociais e
fóruns. Assim como na vida real, seja um ouvinte atencioso ao que as
mulheres estão dizendo.
5. Use e abuse de promoções: poucas mulheres resistem ao: "Era 100,00
agora (só para vc...) por R$ 25,00". Dizem as más línguas que "um homem é
capaz de pagar o dobro do preço por uma coisa que ele precisa e uma mulher é
capaz de comprar uma coisa que ela não precisa se está pela metade do
preço". Brincadeiras, a parte, habilite ferramentas de marketing viral e
redes sociais para elas compartilharem as "barganhas" com as amigas.
6. Crie combos: explore ofertas do tipo "compre um e leve dois". É
uma das melhores jogadas para quem vende produtos femininos... mulheres
adoram ser prestigiadas. Se elas sentirem que por comprar algo, levam outra
coisa de graça... Vão comprar!
7. O Indispensável: toda mulher precisa de um "esfoliador
multitasksuperx"(!??). Sabem que não é indispensável, mas a frase – VOCÊ
PRECISA TER UM...toca fundo no “eu” consumista feminino. Misture esse ponto
com os itens 5 e 6 dessa lista e você terá uma receita infalível.
8. Venda praticidade: busque produtos que facilitem a vida. Mais uma
vez é importante o uso de boas imagens e descrições mostrando o "como usar",
"como fazer". De novo: depoimentos de outras consumidoras satisfeitas
influenciam na decisão. Elas irão comprar.
9. Facilidade de pagamento: é possível pagar facinho? Em várias vezes
no cartão? Sem ter que por a mão na carteira ? Ela compra! Sem culpa!
Lembre-se que as classes C e D estão presentes com força no e-commerce
brasileiro. Esse público não olha pro preço à vista, elas olham para o valor
da parcela. Algumas lojas já parcelam em boletos e cheques. É um risco, mas
em qual retorno alto não há riscos?
10. Rapidez: os sites que querem vender (muuuitos) produtos femininos
precisam seguir essa dica: poucos cliques para fechar a compra...porque se a
compra se estender...ela abandona o carrinho! A rapidez de fechar a compra é
o que faz a mulher finalizar o processo. Você já fez um teste de usabilidade
em sua loja virtual? Convide sua avó, tia, priminha, enfim, diferentes
perfis de internet users, dê um vale compras pra elas e peça para comprarem
algo em sua loja enquanto você observa. Esteja atento à principais barreiras
encontradas. Faça testes A/B.
Ass: Leidiane
Ass: Leidiane
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